SERVIÇOS

Intervenção psicológica: individual e familiar

De encontro às melhores práticas os atos psicológicos realizados na Metaphora assentam nos valores fundamentais da ética e deontologia em Psicologia.

Dispomos de acompanhamento psicológico individual, familiar e de casal. Eis algumas áreas nas quais podemos ajudar:


➔  Dificuldades na relação conjugal ou divórcio;
➔  Dificuldades na relação pais/filhos;
➔  Dificuldades de gestão familiar;
➔  Regulação das responsabilidades parentais;
➔  Preparação para o parto e para a parentalidade;
➔  Situações de infertilidade;
➔  Problemas de relacionamento interpessoal;
➔  Situações de luto;
➔  Perturbações alimentares, fobias e medos;
➔  Apoio a idosos, familiares e cuidadores informais;
➔  Autoconhecimento.

Acompanhamento psicológico de religiosos

Somos uma referência e contamos com uma vasta experiência no acompanhamento psicológico de religiosos e protocolos com Congregações Religiosas e Casas de Formação Religiosa. Realizamos Acompanhamento Psicológico no Processo de Discernimento Vocacional e nos desafios ao longo da vida religiosa. Celebramos protocolos com instituições.

Supervisão

Realizamos supervisão externa a casas de acolhimento, Centros Educativos, outras respostas sociais à infância e adolescência como Creches ou ATL, Lares de Idosos, Comunidades Terapêuticas ou outras instituições que possam beneficiar deste serviço englobando:

➔  Discussão de casos e adequação de linhas de intervenção em situações desafiantes para as equipas;
➔  Análise, reflexão e adequação de procedimentos no seio da instituição;
➔  Gestão do stress laboral, otimização da relação entre colaboradores a partir de formação e/ou partilha e reflexão em grupo das dificuldades identificadas;
➔  Apoio na definição, planeamento e avaliação de projetos de vida (crianças, jovens ou adultos em processo de reinserção);
➔  Articulação entre a intervenção realizada pela equipa e o apoio/papel da família junto da/o criança/jovem/idoso;
➔  Inclusão familiar na implementação do projeto de vida de crianças/jovens; compreensão de motivações e vantagens da institucionalização; gestão de conflitos/dificuldades ocorridos em visitas.

Numa linha de formação contínua dispomos de supervisão a profissionais ou estagiários profissionais visando a conceptualização e discussão de casos, técnicas ou linhas de intervenção alternativas, o aprofundamento de competências, conhecimentos e o desenvolvimento profissional e pessoal.

Avaliação psicológica forense e redação de relatório pericial

Este serviço surge como uma resposta de peritagem e apoio à decisão judicial em processos crime (violência doméstica; promoção e proteção de menores; processos crime de índole sexual) e cíveis (processos de avaliação do dano e processos de regulação do exercício das responsabilidades parentais).

Após pedido formal da entidade judicial o perito desenvolverá a avaliação psicológica forense junto do elemento que consta no processo bem como, em algumas situações, a partir de outras fontes que se revelem relevantes para responder ao quesito.

Realizamos também Perícias de Avaliação Psicológica em Processos de Nulidade do Matrimónio.

Mediação familiar

Solução alternativa ao litígio assente no princípio da confidencialidade e voluntariedade que pelo papel de facilitador da comunicação do mediador permite o encontro de soluções entre as partes com base na exploração das posições, interesses, necessidades e recursos dos envolvidos. Possibilita a obtenção de um acordo com validade legal sem exposição às salas de tribunal (ex: acordo de divórcio; acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais).

Terapia da Fala

A Terapia da Fala tem como objetivos a prevenção, avaliação e intervenção sobre dificuldades nas áreas da aprendizagem escolar, comunicação, linguagem e fala em crianças, jovens e adultos. Na Metaphora a terapeuta da fala intervém maioritariamente com a faixa etária infantojuvenil englobando a dinâmica familiar e social na intervenção clínica. Procuramos assim envolver a família e/ou outras figuras relevantes como professores, educadores e colegas para que todos possam compreender e participar no processo de aprendizagem da criança. Porque só em conjunto a intervenção faz sentido.